Ideário do Lar

É nossa vontade:

Fazer do Lar de Santa Maria dos Anjos uma verdadeira comunida­de de assistência integrada, por todas as pessoas que contribuem para a função assistencial. Todos são chamadas a uma participação activa e responsável no âmbito das suas funções e competências.

Rosto do Lar

O IDOSO –  centro da actividade assistencial. Ele merece o maior apreço, estima e dedicação. Deve, por isso, ser-lhe pedida uma participação activa e responsável dentro das suas possibilidades.

A DIRECÇÃO / ADMINISTRAÇÃO –  cabe-lhe a missão de organizar e pro­videnciar uma eficiente acção assistencial ao ido­so, tendo em conta as suas necessidades bio-psico­-sociais.

QUADRO TÉCNICO / PESSOAL AUXILIAR – compromete-se a construir a comunidade assistencial, através do testemunho e da competência. É chamado a promover o bem estar integral dos utentes e à participação activa de uns para com os outros.

FAMILIA – Como grupo social básico e insubstituível na vida do idoso,  deve ser encorajada a manter a necessária relação com o Lar e a alimentar os vínculos afectivos e de ajuda aos seus familiares.

O Ideário do Lar de Santa Maria dos Anjos reúne os princípios e valores inspiradores da acção humanizadora que desenvolve junto dos seus utentes.

A conduta honrosa, responsável e dedicada da Direcção do Lar, bem como do Pessoal Auxiliar e pela observância fiel das normas constantes no Regulamento, garantem o bom funcionamento desta “Família” – O Lar de Santa Maria dos Anjos.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

O reconhecimento de tais princípios e valores que norteiam a nossa acção baseiam-se na convicção de que as pessoas idosas têm direito a uma “Vida Nova”, não ape­nas à sobrevivência natural, mas à proximidade, aos tempos livres, aos sentimentos autenticamente humanos, ao apoio e ao reconforto bio-psico-espiritual.

Não podemos esquecer que a riqueza social de hoje foi alcançada com o trabalho de ontem; que aos idosos não seja dada, pois, por esmola, o que por justiça lhes pertence.

«Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.» (Cf. Carta Universal dos Direitos Humanos)

As pessoas idosas têm, pois, direito à segurança económica e a condições de habitação, convívio familiar e comunitário que lhes evitem e superem o isolamento ou a marginaliza­ção social e lhes ofereçam as oportunidades de criarem e desenvolverem formas de realização pessoal, através da participação activa na vida da comunidade.
(cf. Assembleia Mundial das Nações Unidas para o envelhecimento)


FINALIDADES

O Lar de Santa Maria dos Anjos ao reconhecer o valor inestimável da vida, desde o nascimento até ao seu estádio final, têm por finalidade proporcionar ao idoso a vivência harmónica de todas as suas capacidades, possibilitando-lhe assim um Outono de vida seguro e feliz.

Como ser INDIVIDUAL:

  • Encontrar respeito pela sua liberdade que lhe permita continuar a tomar as suas decisões pessoais.
  • Ter possibilidade de exprimir o seu es­pírito crítico e criador de modo a uma continua realização pessoal.
  • Ser ajudado a manter, o mais tempo pos­sível, a sua independência física, psí­quica e social.

Como ser SOCIAL:

  • Abrir-se aos outros e participar na vida do Lar e comunidade local.
  • Continuar a sentir-se ligado à sua família natural.
  • Ser reconhecido e respeitado como pessoa.

Como ser RELIGIOSO:

  • Ter oportunidade de manifestar livremente a sua fé.
  • Ter a certeza de na sua última hora contar com a presença e mão amiga de alguém que lhe inspire confiança e abandono filial nas mãos de Deus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: